Comunidade

No espírito do tempo todos somos mídia

“Nunca foi tão importante refletir sobre o impacto de nossas palavras, das imagens que veiculamos, do tom que emprestamos à narrativa, e acima de tudo, dos fundamentos que regem a notícia e a publicidade.”

— André Trigueiro, editor da Globo News

“O publicitário deve despertar para a tremenda responsabilidade que é a interferência no inconsciente coletivo, nos valores do ser humano.”

— Christina Carvalho Pinto, presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação

“O IVE reverbera em mim imagens e vozes de esperança e entusiasmo. A comunicação em mim mudou depois do IVE”

— Flávia Lippi, apresentadora e criadora do Reporter Eco da TV Cultura e proprietária da Corajosa Consultoria Ideias e Estratégias em Comunicação Consciente

“Não podemos fazer uma luz brilhar nos acontecimentos atuais ou nas possibilidades futuras se não houver luz em nossas mentes. Não podemos ver e ampliar os milhares de pequenos atos de gentileza e heroísmo se não tivermos bondade em nossos corações.”

— Judy Rodgers, primeira diretora mundial do IVE

“O IVE é uma idéia desafiadora a ser difundida tanto para os produtores de mídia, como para os usuários. O essencial para o fluxo dessa “onda” e para o fortalecimento de uma mobilização é focar o “espírito da idéia” – o objetivo que se pretende – e entrar em campo incentivando o aguçar da percepção e criatividade.”

— Silvia Costa, coordenadora do Jornal-Escola, Jornal A Tribuna

“O IVE é um grito dentro de nós mesmos, no sentido de resgatar os valores vitais para uma vida melhor. A mídia como formadora de uma cultura mais sadia tem como responsabilidade propagar a informação do bem.”

— Valdir Cimino, Coordenador de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação da FAAP

“Eu acredito que não é possível pensar sobre qualquer tipo de mídia que não influencie a sociedade. A força da comunicação é imensurável – é uma arma que pode ser usada para o bem ou para o mal.”

— Nádia Rebouças, presidente da Rebouças & Associados

“A esperança é o combustível que acelera o motor do futuro e o IVE dá luz à esperança como forte estrutura de novas realidades. A mudança virá na cristalização de uma nova cultura, pautada pelo olhar adiante, pelo respeito à vida, pelo pensar construtivo, pelo cultivo dos valores universais.”

— Rosa Alegria, vice-presidente do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC e diretora-presidente da Perspektiva

“Comunicar significa estabelecer contato, relacionar-se, influenciar comportamentos. O IVE é um movimento ativo e consciente que vê a comunicação como como um fator essencial para a criação de uma realidade mais humana, amorosa e responsável. O mundo precisa disso.”

— Vânia Bueno, sócia-diretora da Ânima Planejamento e Imagem

“Participar desse grupo muda nossas vidas, muda as vidas das pessoas ao nosso redor e vai influenciando toda a sociedade. O IVE me incentivou até a mudar de profissão.”

— Débora Junqueira, Jornalista e Master Coach de mulheres

“Há muito tempo uma voz e uma imagem chamou a minha atenção, de que poderia ser diferente a minha comunicação… A imagem mais suave de uma realidade, que por si só produz impacto…Refleti sobre todo o contexto e necessidade da reprodução e cumplicidade em mais uma violência desnecessária…Fui sequestrada pela esperança e me tornei refém da sustentabilidade das imagens e palavras em sua ação. Mudei…Inovei, Vibrei e Evolui…”

— Rose Campos, Ecos do Meio

“O IVE é para mim uma diretriz que orienta as minhas ações.”

— Eurico de Marcos Jardim, Cultura de Paz e Enfrentamento à Violência, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Mauá, SP

“O IVE foi parceiro de primeira hora no Premio Mídia da Paz, que marcou época na Revista Imprensa.

E segue se empenhando para que o mundo não seja visto como apenas uma oportunidade de negócios e sim como o lar de toda a humanidade.”

— Hiran Castello Branco, sócio da Amazonascap

“O IVE entrou em um momento muito especial da minha vida, quando eu começava a olhar minha experiência jornalística de um outro lugar, muito mais próximo do que era realmente a minha responsabilidade. De como o meu fazer poderia ser algo para transformar realidades. Eu olhava para esse poder que a comunicação tem, não só pelo fato jornalístico em si, mas pelo quanto da minha pessoa estava sendo transformada e o quanto isso poderia refletir.  E o IVE trabalha com essa pessoa. O IVE coloca as pessoas conectadas pelo seu melhor lado, pelo seu lado da missão, pelo seu lado da responsabilidade social, do seu fazer, para que juntas elas causem mais impacto positivo no mundo.”

— Rachel Añon, jornalista, sócia-fundadora da ponteAponte

“O IVE foi minha inspiração para repactuar minha forma de atuar e acreditar na comunicação como ferramenta de transformação social, a serviço da construção de um melhor futuro possível. Hoje posso dizer que o olhar e a atitude apreciativa permeiam o modo como escolhi viver. Tenho a honra de contribuir de perto com este movimento que reúne pessoas comprometidas com valores voltados para o bem comum.”

— Wans Spiess, consultora e facilitadora de grupos. Co-realizadora do CalçadaSP e do Projeto Como Anda. Caminhante.

“Conheci o IVE em 2010 e foi amor à primeira vista. Desde então, me uni ao movimento, porque a sua causa representa tudo que acredito: podemos ser imagens e vozes de esperança onde quer que estejamos. E preciso estar sempre muito atenta para isso. Por isso busco cuidar da qualidade dos meus pensamentos e sentimentos como autocuidado e também pelo zelo de querer gerar uma comunicação positiva e construtiva. A boca fala do que o coração está cheio. O que você anda comunicando? Seja IVE.”

— Paula Márcia de Alcantara Fabiano

“Tive a honra e o privilégio de conhecer a Brahma Kumaris há mais de 20 anos. Foi onde aprendi a meditar e a desmistificar o que é meditação. Posso afirmar que a prática da meditação foi um divisor de águas na minha vida. Aprendi a ver sempre o lado positivo em todas as situações, a ter foco, calma, clareza, a ser mais solidária e cultivar as boas vibrações. Ter a consciência do impacto que as mensagens positivas trazem foi uma revolução na minha vida pessoal e profissional. Os benefícios para mim e para as pessoas que me rodeiam são concretos e visíveis, e continuam crescendo. Sou muito grata a Deus por ter colocado a Brahma Kumaris no meu caminho!”

— Fabie Spivack é profissional de relações públicas e atualmente atua na área comercial da Fina Ideia Indústria

“O IVE significa o coletivo de propósitos singulares para uma comunicação positiva, restaurativa e transformadora para um mundo melhor, a partir de pessoas melhores. Pessoas melhores são pessoas conscientes de seu papel conciliador para ajustar as demandas do mundo, a liberdade e o respeito por cada individuo, suas experiências e histórias. O IVE é a comunicação que prioriza a escuta, a observação, a inquietação. Como comunicador que sou serei mais colaborativo quanto mais capacidade tiver para ouvir e acolher sentimentos, ideias e silêncios. Ser IVE é ser dedicado a pedagogia da esperança.”

— Irineu Toledo, comunicador e radialista