Somos IVE

Redefinindo o papel e o ativismo do Imagens e Vozes de Esperança em um mundo hiper conectado.

“Somos IVE” é mais do que uma filosofia, é um estado de ser.

Christina Carvalho Pinto

“Sou IVE” porque isso faz parte da minha essência que eu mais aprecio.

Patrícia Tosta

Com a percepção de que precisamos promover uma mudança para acompanhar a nova realidade do mundo e da comunicação, realizamos várias conversas conceituais com membros do IVE. 

A pergunta foi: Como retomar a navegação do movimento em outros mares?

Quando o IVE começou, em 1999, a comunicação midiática não era a mesma de hoje. Não havia redes sociais. Os jornais eram lidos na versão impressa principalmente. E a Mídia tradicional (veículos) era a grande produtora de conteúdo e disseminadora de notícias. 

Naquela época, nossos diálogos eram para alertar os produtores de conteúdo – dessa Mídia – sobre o impacto de suas palavras, imagens e vozes na vida das pessoas. E isso foi realmente transformador. Muitos profissionais, no Brasil, mudaram suas pautas e criaram programas com enfoque apreciativo. Outros, saíram dos veículos onde trabalhavam e fundaram suas próprias empresas. Eles queriam revelar a face mais humana dos fatos, o outro lado da notícia. Eles queriam falar de soluções, não apenas de problemas.    

Hoje, 25 anos depois do lançamento do IVE em Nova York – capitaneado pela norte-americana Judy Rodgers e trazido ao Brasil pela Organização Brahma Kumars – a comunicação e a mídia evidenciam uma mudança impressionante. A notícia é dada em tempo real. E os comentários sobre os fatos narrados são instantâneos. As redes sociais assumem um protagonismo sem caminho de volta. Vieram para dar voz e poder a todos. Podem inspirar ou destruir sonhos. Podem elevar ou acabar com a autoestima das pessoas. Podem informar ou desinformar. 

Nesse contexto, entendemos que nosso papel como comunicadores – considerando a bagagem que o IVE nos proporcionou até agora – é ouvir o novo, promover a comunicação consciente e praticar agora o que desejamos para o futuro. Não só apoiamos os valores do movimento, mas procuramos ser e agir de acordo com esses valores. A palavra “Somos” foi agregada à logomarca (criada por Luis Lobo) e nossas reflexões são apresentadas a seguir:

Qual é o chamado do IVE nesse momento? 

Enfrentar os desafios e as transformações nas relações humanas que as novas tecnologias de comunicação, as redes sociais e a inteligência artificial, estão causando em um mundo hiper conectado. 

Valorizar a pluralidade na comunicação – incluindo a riqueza de narrativas das diferentes etnias, idades, gêneros, religiões, orientações sexuais, condições físicas e mentais – como base para uma sociedade justa, livre e não-violenta.

Inspirar cada vez mais o ser humano a contribuir para a transformação do mundo através do diálogo e não do conflito.

Usar a mídia e as artes para realçar o que temos em comum e não o que nos divide. 

Incentivar o diálogo sobre educação midiática para elevar a consciência pública frente a desinformação, as fake News eà manipulação da opinião pública, que afetam a própria democracia. 

Atentar para o fato de que oexcesso de informação tem gerado ansiedade nas pessoas e ressaltar a importância dos poderes de discernimento e escolha para reverter essa tendência.

Inspirar comunicadores a noticiarem as tragédias com mais equilíbrio e responsabilidade porque repetidas cenas de tragédias levam à exaustão e paralisam as pessoas, que se tornam indiferentes ao sofrimento humano. 

Escutar as novas gerações, compreender sua comunicação e inspirar uma visão mais apreciativa de si e do outro no sentido de elevar a autoestima e inspirar a criação de relacionamentos mais saudáveis e preenchedores.

O que é o IVE? 

O IVE é um movimento de Comunicação que traz luz à consciência e faz um chamado sobre a importância de transmitir mensagens que tragam benefícios às pessoas, respeite a diversidade, busque a inclusão e contribua na transformação social. O IVE se manifesta através de posturas, palavras, ações, imagens e vozes que geram esperança.

Quais são as ferramentas de comunicação usadas no IVE?

Diálogo apreciativo 

É baseado da Investigação Apreciativa, onde o foco não é o problema, mas a construção de um futuro desejado com base no que se tem de forças e não nas fraquezas. Foi criada nos Estados Unidos por David Cooperrider, professor da Case Western Reserve University.

Narrativa restaurativa 

É uma narrativa autêntica, voltada para o futuro, que considera a audiência, que desperta sentimento de conexão, que é sensível para a comunidade, que revela algo universal e procura causas profundas.

Quem é o público do IVE? 

O IVE é para todos aqueles que produzem conteúdos e sentem a responsabilidade para construir um mundo novo através de uma comunicação apreciativa e consciente. Prioritariamente, tem aglutinado profissionais da área de Comunicação (jornalistas, publicitários e relações públicas) e artistas. 

Qual é o propósito do IVE?

Reinterpretar a realidade ao nosso redor com base nos valores que acreditamos e praticamos. 

Trabalhar com um elevado nível de consciência do trauma generalizado nas nossas sociedades e criar uma mídia que não traumatize novamente as pessoas, mas que, ao invés disso, traga esperança e conforto. 

Trazer possibilidades para as pessoas que estão desencantadas com a profissão, com a comunicação e com as redes sociais.

Como o IVE funciona?

O IVE funciona através da colaboração voluntária de seus participantes que compartilham expertise, tempo, ideias e conteúdo.  Não há um líder e a organização é horizontalizada. Sendo um movimento aberto a todos aqueles que se alinham com o propósito, não há necessidade de inscrição ou pagamento de taxas.

Como “ser IVE”?

Desenvolvendo uma visão mais benevolente dos fatos e da vida.

Cuidando da minha saúde mental (mídia interior), praticando bons pensamentos, silêncio e humanidade.

Postando conteúdo que seja relevante para os outros e evitando a banalização da comunicação pública.

Falando, no meu perfil nas redes sociais, que faço parte desse movimento e divulgando os canais do IVE.

Refletindo sobre os impactos do que compartilho e escolhendo mensagens que promovam solidariedade e paz.

Que atividades o IVE promove?

Encontros acolhedores e inspiradores com ênfase na mídia interior (presenciais e online).

Diálogos, entrevistas, painéis sobre temas relevantes, com foco na solução e não no problema.  

Inspirações

“Queremos ver exclusivamente o mundo que está desmoronando ou colocar luzes no novo mundo que está nascendo”.

Judy Rodgers, fundadora do Images and Voices of Hope (IVOH), NY

“O quanto a gente se alimenta quando a gente se houve. Que delícia alguém que fala a minha linguagem, que sente o que sinto, que tem as mesmas angústias.” 

Paula Fabiano, BH