Categorias
Artigos

IVE explora e define narrativa restauradora durante cúpula em Nova York

2 DE NOVEMBRO DE 2013

tags: mídia emergenteNarrativa Restauradora by brifries

funabiki

Fonte: http://ivoh.org/exploration-of-restorative-narrative/

Resolver os atributos de conceitos complexos nunca é fácil, e as primeiras explorações da “narrativa restauradora” do Images and Voices of Hope – IVOH (Imagens e Vozes de Esperança – IVE) não foi diferente.

Talvez por isso, este conceito ressurgiu na sala quando o professor de jornalismo e membro do conselho do IVOH Jon Funabiki (foto) sugeriu que fizéssemos uma lista de “o que é possível e o que é impossível” para nos ajudar a definir esse gênero de mídia emergente.

“Sem brilho”, Funabiki começou, ecoando a visão da fundadora do IVOH – Judy Rodgers, quem primeiro teve uma ideia organizada sobre a narrativa restauradora insistiu estar frequentemente enraizada na realidade dolorosa.

“Baseada no conhecimento”, Funabiki adicionou, escolhendo um dos elementos listados pelo professor de Harvard -Tom Patterson – uma vez que ele discutiu isto em seu próximo livro a ser publicado: “Informing the News.”

Funabiki, Rodgers e Patterson estavam entre muitas dezenas de participantes, em uma reunião do IVOH promovido em agosto em Catskills, Nova York, para examinar a ideia de narrativa restauradora e debater as formas de como o IVOH poderia incentivar sua prática.

Lendo em seu caderno, Funabiki adicionou poucos atributos a mais: “não tão especificada”, “autêntica”, “que leva a resultados positivos”, “jornalismo com propósito e intenção”.

Ele também colocou algumas coisas sobre “o que está fora” da lista, incluindo: “feliz e ilusório”, “exclusivo foco no negativo”, “que leva ao desespero.”

Apesar de não ser especialmente visível no atual cenário da mídia, a narrativa restauradora é uma ideia que, de uma forma ou de outra, tem sido discutida há algum tempo. Outras organizações estão perseguindo formas de mídia com sobreposição significativa, incluindo  The Solutions Journal e  Solutions Journalism Network e os líderes do IVOH manifestaram interesse em colaborar com esses empreendimentos. Keith Hammonds, diretor de operações da  Rede Jornalismo de Soluções, participou do encontro do IVOH.

Muito do que estava na lista de Funabiki poderia ser dito por meio de formas de jornalismo e mídia, é claro.

Como o grupo discutiu várias histórias e documentários, nós rapidamente identificamos as maneiras de como as histórias eram diferentes. Ficou claro que essas histórias não se limitaram a transmitir fatos, mas ajudaram a transformar a situação. Percebemos que eles não se importaram com o sofrimento humano – nem que eles ignoraram isso – mas eles olharam além daquilo para ver o que viria depois.

Narrativa restauradora – definida e desconstruída

Muitas questões permanecem, mas a definição efetiva surgiu: “Narrativa Restauradora” é uma investigação honesta e sustentada que revela oportunidade em tempos de ruptura. Ela expressa fortalecimento, possibilidades e revitalização.

Roberta Baskin, presidente do conselho do IVOH, sugeriu reduzir até seis palavras, talvez estas: “Narrativa Restauradora revela oportunidade no rompimento”.

Aqui estão algumas características que, consideradas em conjunto, ajudam a diferenciar este tipo de trabalho da maioria dos tipos de narrativa:

É voltada para o futuro. Isto destaca esperança e escolha. Enquanto a maioria das histórias se concentra no que nos trouxe até onde estamos, uma narrativa restauradora presta especial atenção ao que virá a seguir. Isto procura por resolução. Conflitos e desafios são necessariamente parte da história, a diferença é que a história centra-se em como as pessoas reagem.

Assista ao vídeo The New York Times sobre a Maratona de Boston bombardeando o sobrevivente Jeff Bauman.  A história não é sobre ele ter perdido as pernas nas explosões, é sobre ele aprender a encontrar um novo equilíbrio nas pernas protéticas.

Ela considera o efeito da narrativa sobre a audiência. Uma história pode mudar sua audiência. Isso pode ficar com o público, um lembrete constante de que é possível. Como várias pessoas mencionadas, testemunhando um ato de bondade tem um efeito sobre alguém – eles ficam mais preparados a fazer algo do tipo. Narrativa reconstituinte procura esse efeito, é deliberada sem ser manipuladora.

Os participantes visualizam uma reportagem do CBC sobre um estudante que retornou ao colégio depois de ter abandonado.

É autêntica. Narradores podem ter que olhar com mais atenção para a narrativa restauradora, e eles podem ter de fazer perguntas diferentes para encontrar isto. Mas o processo deve ser intelectualmente honesto, enraizado em uma investigação, em vez de um argumento. Este quadro não pode ser imposto a cada história. Narradores não podem encobrir importantes desafios e perguntas.

Em uma autêntica narrativa restauradora, a esperança vem de dentro. Ouça Dan Grech e a história de rádio de Kenny Malone sobre um momento inesperado de esperança no período subsequente ao terremoto no Haiti. Os personagens da história são elevados e nós junto a eles.

É sustentada. O tempo é um fator-chave para a descoberta de uma narrativa restauradora. A história de um desastre não tem que terminar com o último funeral ou um momento de silêncio. A história de Jeff Bauman teria sido diferente se tivesse sido dita depois de algumas semanas, em vez de poucos meses. É difícil ficar com uma história quando não há eventos óbvios que levem adiante, quando você não pode ver para onde está indo. Como contadores de histórias, podemos prestar atenção o tempo suficiente para ver os sinais do novo normal?

Desperta um sentimento de conexão humana. A narrativa restauradora ressoa com o público, fazendo com que se sintam conectados às suas comunidades. Ela cria um fórum de discussão, talvez literalmente. E lembra as pessoas do que elas podem realizar trabalhando juntas.

É ação-orientada, mas não prescritiva. A narrativa restauradora autoriza o público a agir, mas não necessariamente defende uma solução particular. A ação pode variar, isto poderia ser tão básico como permitir que pessoas se conectem a outros membros de sua comunidade ou para ajudar as vítimas de um desastre. Talvez ela traga um enorme problema social, como a praga do Detroit, conduz ao perfil humano por mostrar como algumas pessoas estão melhorando os blocos ao redor delas. A história pode preparar as pessoas para lidar com seu próprio sofrimento.

Narradores podem querer considerar um forte plano de ação pós-publicação. Filipe Lauri, um dos criadores de “After the Factory”, que mostra semelhanças entre a cidade polonesa de Lodz (pronunciada “woodge”) e Detroit, disse que sua equipe está direcionando alguns dos procedimentos do filme para iniciativas comunitárias.

Martha Bebinger, repórter da rádio WBUR cujo relatório sobre “dano moral” foi revisto pelo grupo, perguntou como os jornalistas podem distribuir melhor seu tempo entre as responsabilidades conflitantes de buscar novas atribuições versus a adesão com longos prazos.

É sensível para a comunidade. Na consequência de uma tragédia, as pessoas estão frequentemente procurando respostas e formas de ajudar. A narrativa restauradora pode ajudar com ambos (embora respostas não possam vir tão rapidamente como as formas de ajudar). Os melhores contadores de histórias entram em sintonia com a comunidade para saber o que as pessoas estão procurando nesse momento. Se não, é um risco contar uma história que soa falsa ou não respeita o que a comunidade passou.

Revela algo universal, já localizado. As mais comoventes histórias, mais memoráveis ​​nos conectam a uma verdade universal ou experiência. A narrativa restauradora pretende abordar uma experiência comum, a verdade ou sentimento que revela algo sobre um tema universal, bem como o foco específico da mídia no trabalho.

O documentário de Lorie Conway, “Beatrice Mtetwa and the Rule of Law“, incide sobre o advogado de direitos humanos no Zimbabué, que serve como o personagem principal do filme, mas também destaca o tema universal do “A regra de lei” que suporta a relevância do filme para circunstâncias longe de Harare.

É movida pelo personagem. Não é apenas um personagem forçado, mas o certo. Discutindo uma série de histórias ele supervisionou pela Canadian Public Television, Eric Le Reste descreveu como ele guiou seus repórteres em uma história sobre um adolescente que tinha abandonado a escola, depois voltou e estava prestes a se formar. De repente, a suposta linha da história foi interrompida quando o aluno trapaceou em um teste.

A medida que o relato se desenrolava, o personagem principal passou de aluno a diretor da escola que se recusou a desistir do jovem. E, às vezes, como ilustrado na “After the Factory”, é algo diferente de uma pessoa – neste caso, algumas cidades – fazendo o papel de personagem principal.

Procura por causas profundas. Muitas histórias tratam dos sintomas e os efeitos; narrativa reconstituinte precisa do contador de histórias para olhar mais fundo. Lorie Conway poderia ter produzido um documentário sobre a pobreza, a violência e a decadência em andamento nas mãos do Presidente Robert Mugabe. Os cineastas olharam para o que estava escondido por trás na decadência de uma sociedade e achavam que era a erosão do estado de direito.

Alguns riscos inerentes a esse tipo de narrativa

A maioria dos problemas potenciais que imaginamos envolver insuficiente honestidade intelectual – sucumbir à tentação de deixar a melhor das intenções sobrecarregar os fatos da matéria. Alguns exemplos:

Exagerando. Nem toda busca por uma narrativa restauradora vai encontrar alguma coisa. Com a investigação, em vez de argumento como técnica para guiar, o produtor de mídia está melhor equipado para aprofundar o relato na realidade. O tempo é importante. Especialmente na sequência de acontecimentos violentos ou trágicos, narrativas restauradoras muitas vezes levam tempo para tomar forma.

Falta de contexto. Os autores de uma narrativa restauradora podem ser tentados a omitir detalhes que complicam ou entram em conflito com o arco da história. Decisões inteligentes sobre o que deixa de fora é uma característica da boa contação de histórias, narrativas  restauradoras, muitas vezes se concentram mais na esperança à frente do que no horror por trás. Mas levar isso resulta numa distorção que não serve a ninguém.

Entender as principais partes interessadas é a chave. Descrevendo a forma como os jornalistas no Newtown Bee cobriam o tiroteio Sandy Hook, o repórter Nova Yorkino informou que o Editor do Curtiss Clark “queria a função de chamar a comunidade em conjunto, para recuperar a sua rotina.  Na elaboração de uma narrativa redentora, Bee evitou grande parte da história. Durante semanas, o jornal simplesmente focou em documentar atos de benevolência.”

Alguém poderia argumentar que o resto da história foi sendo amplamente coberta por outras mídias. É importante dizer para a audiência, talvez explicitamente, o que está sendo deixado de fora.

Os falsos positivos. Narrativa restauradora não significa que os mocinhos vençam, ou que a narrativa positiva promovida por uma empresa ou comunidade deva ser aceita sem questionamentos. Especialmente quando um ângulo elevado serve de interesses particulares, o ceticismo é chamado tanto na narrativa restauradora como em outras formas de narrativa de não-ficção.

Jornalistas não são treinados para fazer esse tipo de trabalho. A maioria dos jornalistas foram treinados, no trabalho, se não na sala de aula, para começar os seus relatos com foco em um problema. Apesar de eficaz na medida em que vai, essa abordagem muitas vezes não consegue descobrir o arco completo da história. Outras abordagens (IVOH favorece o método da Investigação Apreciativa) busca o que está funcionando e vai exigir nova formação.

Narradores restauradores são provavelmente um grupo auto-seletivo. Jornalistas que acreditam ser contadores de histórias, não são jornalistas farejadores de notícias ou analistas de sistemas que vão querer fazer este tipo de trabalho. Alguns já são.

Como uma organização, IVOH é focada em todas as formas de mídia, incluindo a música, as artes e a publicidade, bem como o jornalismo. A apresentação do artista Riki Moss e uma  apresentação liderada pelo violoncelista Michael Fitzpatrick promoveu discussão na narrativa restauradora nessas mídias. Mas para a maior parte, esta investigação inicial requer foco em várias plataformas jornalísticas.

(Bill Mitchell contribuiu com esse relatório)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *