Categorias
Eventos Sem categoria

Despertando para novas narrativas

Retiro reuniu comunicadores para uma reflexão sobre o poder de criação da mídia interior. O encontro aconteceu no Portal da Paz, na Serra do Cipó, Minas Gerais, e foi conduzido por Moira Lowe

“Qual passo escolho dar hoje, com o mínimo esforço, para criar o máximo impacto positivo na minha qualidade de vida agora?”

Essa questão profunda e pessoal encerrou o encontro realizado pelo movimento mundial IVE – Imagens e Vozes de Esperança, que reuniu comunicadores e artistas, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2022, no Centro de Retiros da Brahma Kumaris, Portal da Paz, na Serra do Cipó, Minas Gerais.

O retiro Despertar da Mídia Interior – Uma pausa para se reconectar e criar novas narrativas foi conduzido pela argentina Moira Lowe, coordenadora sênior da Brahma Kumaris na Argentina. O principal objetivo do evento foi proporcionar aos participantes uma reflexão sobre o impacto (para a sociedade e o mundo) de tudo que é produzido e comunicado. Sobre a importância de se estar realmente conectado com a verdadeira essência interior, para produzir algo que efetivamente gere um impacto valioso na vida das pessoas receptoras.

Durante as palestras e vivências do fim de semana, em meio à natureza e beleza do local, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma profunda revisão interna, através de momentos de silêncio, bem como de trocas de experiências e aprendizado de técnicas de desenvolvimento de um olhar apreciativo sobre os fatos. Dessa forma, durante os dias do encontro, perceberam que podem desenvolver habilidades para fazer melhores escolhas e lidar com os desafios da comunicação de uma forma mais apreciativa e positiva.

“Pensar na mídia interna pressupõe se colocar no topo da lista. A forma como estamos determina o alcance da nossa comunicação. O que sentimos chega antes do que falamos”

Segundo Moira, as maiores crises vêm dos conflitos de identidade. “Despertar é se dar conta de quem eu realmente sou, complementou.

Para o desenvolvimento e expansão dessa consciência, ela ensinou técnicas de meditação e proporcionou ao grupo pequenas pausas de silêncio interior, como alternativas o exercício da auto soberania e a capacidade para fazer escolhas e tomar decisões com liberdade e verdade. E, dessa forma, abandonar-se, de vez, o mau hábito de agir de forma reativa e agressiva. O primeiro passo é estar verdadeiramente consigo, o segundo é conectar-se com a fonte, explicou.

Somente um(a) comunicador(a) em real estado de presença e conexão consigo mesmo(a) pode produzir um conteúdo que toque profundamente e satisfatoriamente o leitor/receptor

Por isso, Moira recomenda que cada um(a) seja guardião da própria mente e desfrute a liberdade sem ser arrastado pelos pensamentos.

Qual história é importante contar?”, questionou num convite à reflexão de transformação interna para lidar com o contexto atual, no qual predominam conflitos e ruídos nas conversas.

Moira falou ainda sobre a importância de se praticar a comunicação não-violenta no cotidiano: Como comunicadores, estamos expostos a muitas coisas e fatos. A paz interior pode ser o refúgio para se lidar com isso.


O encontro do IVE Minas contou com o apoio da Brahma Kumaris, que proporcionou um ambiente acolhedor, com uma culinária natural e momentos de silêncio e conexão, além de entretenimento, arte e valorização da cultura local. No sábado à noite, integrantes da Comunidade Quilombola do Mato do Tição fizeram uma apresentação musical. Roberta Pollo, Águeda Pereira e Isabel Chaves, artistas que participaram do evento, também apresentaram seus talentos com muita música e alegria.

DEPOIMENTO

Minha experiência no Retiro do IVE foi de renovação interior, fortalecimento e clareza de meu papel como artista da música e vibração. Amadureci a responsabilidade naquilo que autorizo permanecer em minha mídia interna, em minha tela mental. No que deixo me invadir de informações externas tomando um espaço da escuta preciosa, única e autoral de meu mundo interior. Esta é minha escolha: ser seletiva no que coloco o meu olhar e voltar o foco ao Universo que sou, exercitando a auto-escuta, o silêncio e a meditação como instrumento fundamental de liberdade. Medindo a ação interna do fluxo do pensamento. Liberando-me da opressão do lado nocivo das atuais mídias sociais. Fortaleci também o papel, o compromisso feliz, com humildade e autorrespeito, de ser uma imagem e voz de esperança em minha vida. Resistência de uma nova cultura de paz, tão vital para a sobrevivência e sanidade da família humana, a qual todos pertencemos. Cantando o bem, compondo com valores, olhando o outro com amor e esperança.
Muito grata à força de transformação do IVE. Um beijo! 
Roberta Pollo, cantora e compositora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *